sábado, 17 de novembro de 2012

Investimentos que geram Caixa x Investimentos que geram Valor.

Investimentos que geram Caixa x Investimentos que geram Valor. O ponto de vista do Ipê Investidor!

Existe uma discussão no ótimo Blog do Corey sobre as vantagens de se investir em ativos que garantam fluxo de caixa ou ativos que gerem valor, o Ipê Investidor vai tomar a liberdade e dar a sua opinião furada sobre o assunto.

A comparação entre dois títulos do tesouro de natureza diferente  (NTNB e NTNB-Principal) é de uma certa forma teórica demais. É fato que dois ativos que tenham uma taxa de juros semelhante e onde o custo de oportunidade não tenha sido levado em consideração irão produzir resultados muito próximos, ainda mais quando consideramos que a administração dos fluxos de caixa "teoricamente" não terá custos pois quem vai reinvestir o dinheiro é o próprio investidor.




Porém, o Ipê Investidor não consegue visualizar um investidor em fluxo de caixa que não vá realizar retiradas ou que não reinvista em ativos diferentes em algum ponto da caminhada, nem um verdadeiro investidor em valor que vá escolher um título do tesouro em detrimento de alguma empresa ou de um grupo de empresas que apresentem um real aumento de Valor Econômico decorrente de um negócio verdadeiramente lucrativo.

Devemos lembrar aqui que uma Empresa tem uma algumas vantagens em empregar o dinheiro  que seria teoricamente distribuído ao acionista na sua operação:

1. quando bem investido esse dinheiro aumenta a capacidade da empresa em gerar receita (gerar o grande número positivo que queremos ver no fluxo de caixa livre);
2. o dinheiro investido em CAPEX certamente será abatido na forma de depreciação;
3. convenhamos, os contadores de uma Companhia listada na bolsa serão mais felizes do que os pequenos investidores na prática da elisão fiscal. (Infelizmente muitas vezes eles são felizes em engambelar os acionistas minoritários também, todo o cuidado é pouco!)


O Ipê Investidor também considera que o tamanho dos aportes, a situação patrimonial e a idade do investidor são importantes para a escolha do perfil dos ativos que vão compor o portfólio. Um investidor que está perto da aposentadoria ou mesmo da semi-aposentadoria deve pensar em ativos que gerem fluxo de caixa. Nesta altura o importante mesmo é já ter acumulado o patrimônio necessário, se esse não é o caso só lamento, o investidor estará em maus lençóis com ativos que gerem fluxo de caixa ou ativos que gerem valor. 




A opinião do vegetal que aqui vos escreve é que o fluxo de caixa bom é aquele que quando reinvestido agrega Valor Econômico ao negócio sobretudo quando pensamos em investimentos com horizontes de maturação mais dilatados como 5, 10, 15 anos.

Quando o Patrimônio Líquido estiver consolidado e os cabelos brancos estiverem em maior número que os pretos, aí sim é hora de ir atrás de investimentos que gerem fluxo de caixa.


É isso aí, good vibrations!








8 comentários:

  1. Parabens pelo inicio, no aguarde do esmiuce do plano de operações

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela contribuição Ricardo, nos próximos posts abordarei este tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ipê!

    Ativos de renda fixa que pagam cupons são menos arriscados. Assim, é diferente investir em títulos que pagam ou não cupons, mesmo que haja reinvestimento. O título que está sendo reinvestido continua sendo menos arriscado!

    Qto ao resto do texto, concordo contigo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dimarcinho!

      Considerando o custo de oportunidade entre os dois títulos eu concordo contigo, realmente nesse caso vale a máxima de ser melhor ter um pássaro na mão do que dois voando.
      Porém tenho um ponto de vista um pouco diferente sobre os títulos, acredito que no longo prazo os títulos tendem a apresentar uma performance pior que as ações (nesse ponto sou influenciado pelos autores Ken Fisher e Jeremy Siegel). Por isso penso que se o investidor ainda tem um longo prazo de acumulação e uma capacidade de poupança relativamente baixa o caminho mais viável será investir em RV.
      Aproveito pra deixar aqui um elogio ao ótimo blog di-finance parabéns amigo o conteúdo é realmente muito bom!

      Excluir
    2. Olá, Ipê!

      Obrigado pelo elogio, mas ainda tenho muito a aprender. Espero ir contribuindo para a comunidade em geral.

      Estou lendo o livro do Siegel, bem legal! Fiz um estudo parecido há alguns posts atrás, sobre Inflação x Ibov e dá pra ver lá que a medida que o tempo avança, o Ibov apresenta menor volatilidade, assim como mostrado no livro do Siegel.

      []s!

      Excluir
    3. Olá, dimarcinho!

      Li uns dias atrás este estudo que tu postou no blog e de fato lembrei do livro do Siegel!! Curto bastante este livro, esse findi mesmo andava chuleando o meu exemplar hehe!!!

      []s!

      Excluir
  4. Ola Ipe Investidor
    Parabéns pela iniciativa do Blog. Vou te adicionar no meu blog roll e passarei a te acompanhar nessa jornada. Fico no aguardo das próximas postagens com detalhes da estratégia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dividendos!

      Obrigado pelo add no blog roll, te adicionarei aqui também!!

      Teu blog tem ótimo conteúdo, tenho aprendido bastante sobre FII`s pelo blog, obrigado!

      Excluir