terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Compra do Mês.

Olá colegas Investidores!

Mês passado o Ipê-amarelo Fund não efetuou nenhuma compra, como eu tinha relatado um tempo atrás o Ipê pretende aumentar paulatinamente o número de empresas investidas, no intuito de diminuir a volatilidade da carteira. Sempre dando prioridade pros fundamentos do negócio.
Como sobrou um dinheiro parado na conta da corretora, o Ipê-amarelo Fund® investiu algum capital na empresa Valid, comprando as ações com um preço médio de R$ 39,78 aproveitando as últimas quedas da cotação da empresa.


Essa empresa já estava no radar do Ipê há algum tempo, acredito que ela tem apresentado bons números desde que estreou na Bovespa. O modelo de negócios da empresa parece ser bastante resiliente, nota pro lucrativo segmento de Sistemas de Identificação (carteiras de identidade, habilitação, selos para documentos notariais) que apesar de ser um monopólio do "nem um pouco confiável" estado brasileiro, quando a licitação do serviço é garantida pela empresa, as características do monopólio beneficiam a empresa prestadora do serviço.
No último ano a empresa tem investido em certificação digital um mercado que recentemente experimentou uma expansão de até 3 dígitos e que tem um uso potencial em uma ampla gama de setores privados e públicos ja é uma prática consolidada em função da redução enorme de custos e da aceitação legal desse tipo de documento. Hoje um documento certificado com assinatura digital vale tanto quanto um documento em papel assinado.
Este novo investimento ainda não deu retorno então ficaremos atentos ao custo e a previsão de maturação desse investimento pela empresa (sem enrolation hein!!).
Como o aporte de janeiro foi turbinado pelo décimo terceiro, a aquisição da participação na Valid se deu com um montante levemente maior que o usual, levando a empresa para a 5° maior participação da carteira de um total de oito empresas investidas, com 9% do valor total da carteira do Ipê-amarelo Fund.

É isso aí colegas Investidores!

Good Vibrations!

Tudo o que foi escrito aqui não se configura de forma nenhuma em recomendação para investimentos, o leitor não deve tomar nada do que foi dito neste blog como recomendação para investimento, não sou profissional da área. Se o leitor não se sentir preparado para investir por conta própria é interessante pensar em procurar um profissional certificado, de confiança e continuar os estudos.

12 comentários:

  1. tenho essa empresa no radar, boa compra tb tem CSU que e do mesmo seguimento só que apresenta piores resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega Investidor Aprendiz!

      Também tenho a CSU no radar, mas a Valid apresenta melhores números e um modelo de negócio mais robusto ao meu ver!!

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Ipê,
    Não conhecia esta empresa, vou estuda-la com carinho.
    Valeu pela dica.
    Abraços

    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post foi útil Pobre Poupador!

      Estude a empresa e divulgue os resultados, assim aprenderemos em conjunto!

      Abraço!!

      Excluir
  3. Muito boa empresa, apesar de estar um pouco cara na minha opinião. Já a CSU está barata, mas tem os seus motivos.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também acho que ela não está no preço ideal e acredito que ainda pego bons lotes da Valid a um preço mais em conta.
      Mas quero aumentar os ativos na carteira, estava de olho nela faz tempo e a cotação começou a dar uma recuada, joguei a linha e o peixe fisgou hehehe!!

      Excluir
  4. Olá II!

    Há um bom tempo venho acompanhando essa empresa apesar de não tê-la em carteira. É uma empresa com balanços interessantes mesmo, e al~em disso, extremamente inovadora. Na época que estudei ela li vários relatórios anuais e fui acompanhando o desenvolvimento da empresa do passado até os dias de hoje.
    Mas não sei porque, tenho meio que um pé atrás com esse setor. Mas acho que deve ser birra minha... Mas facilmente percebemos o compromisso dela com os investidores. Free float de 70%, poucas são as empresas que apresentam esse free float..

    Grande abraço

    LB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário LB, pelo jeito tu conhece muito mais da empresa que eu!
      Quando quiseres conversar sobre algum aspecto da valid sinta-se em casa pra discutir a empresa comigo!

      Grande Abraço!

      Ipê Investidor

      Excluir
  5. Oi Ipê!
    Boa compra cara! Essa empresa tem tido bons balanços.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor Humilde!

      Que a empresa continue assim e que o setor de certificação digital dê bons resultados!


      Abraço!

      Ipê Investidor

      Excluir
  6. Ipê,

    Muito bom seu blog, acabei de conhecer. Vou acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega Investidor!!


      Achei muito bom teu blog tbém, sempre busquei essas informações e nunca achei, quem sabe uma hora me aventuro pelo mercado imobiliário via FII`s!!
      Abraço!

      Ipê Investidor

      Excluir