domingo, 2 de dezembro de 2012

A Carteira do Ipê Investidor.

Olá colegas investidores!

Chegou o fechamento do mês de novembro, e a partir de hoje pretendo começar a divulgar o balanço mensal da carteira do Ipê Investidor. Como esse é o primeiro balanço publicado da carteira, farei um breve cometário sobre a evolução do portfólio até aqui, para nos meses subsequentes somente realizar a sua atualização.



O Ipê Investidor adota o sistema de cotas como um fundo de investimentos. A intenção ao proceder assim é medir a rentabilidade do Patrimônio descontando os aportes. Os proventos em dinheiro são automaticamente reinvestidos no portfólio, porém não necessariamente no mesmo ativo pagador. Geralmente os proventos são adicionados ao aporte mensal e mensalmente faz-se a aquisição de algum dos ativos que o vegetal aqui julgue estar com um preço razoável, considerando sempre o longo prazo e a obtenção da menor taxa possível na transação.
Vamos aos fatos! A carteira de investimentos do Ipê Investidor começou a ser formada em fevereiro de 2011 com o primeiro aporte e a compra de 1200 cotas do Ipê-amarelo Fund® ao preço de R$1,00.  O investimento inicial foi em algumas ações da empresa Forjas Taurus (FJTA4), na época o Tabebuia acreditava que a Taurus era uma boa empresa, mas na sua inexperiência e na falha do Ipê ao não fazer parte da lição de casa, o vegetal ignorou uma penosa reestruturação acionária que estava na iminência de acontecer. O que fez a cotação da empresa despencar de $4,20 para $1,40 em dezembro de 2011, deixando este Tabebuia um tanto apreensivo logo no seu primeiro ano de investimento em RV.



 Ao longo do ano de 2011 o Ipê Investidor ainda abriu posições em Ambev (AMBV3), Eletropaulo (ELPL4) e Vale (VALE5) até o fim de 2011. Terminando então seu primeiro ano de investimentos com uma rentabilidade levemente positiva, com o valor da cota em $1,0126 uma variação positiva no valor da cota de 1,26%, uma performance satisfatória considerando os  retornos negativos de -18,11% do Ibovespa, ou -8,11% do MSCI World Index.
Durante o ano de 2012 o Ipê-amarelo Fund se dedicou a aumentar seu Patrimônio Líquido via aportes e reinvestimentos e também aumentar a diversificação do portfólio, adicionando  as seguintes empresas: Banco do Brasil (BBAS3), Cielo (CIEL3) e no fechamento deste mês o Ipê-amarelo Fund® virou acionista da excelente Ultrapar (UGPA3). Vendi minha participação em Ambev, isto configurava-se parte de uma estratégia de trocar a participação em ações preferenciais por ações ordinárias da empresa (definitivamente o Tabebuia não gosta de vender suas empresas), porém avaliei que uma oportunidade interessante tinha sido aberta na Cielo e sempre quis ter essa empresa no portfólio, Ambev fica pra depois mas ainda permanece MUITO na mira do Ipê-amarelo.

Finalmente após este pequeno histórico, segue o balanço do Ipê-amarelo Fund em novembro de 2012:




A tabela azul mostra as empresas que compõem o portfólio do Ipê Investidor, os preços atuais são os preços de fechamento do dia 30/11/2012, "Preço com" é o preço médio de aquisição das ações mais taxas, "Preço ∆" é o preço médio com os proventos descontados. Existe alguma polêmica a respeito do que eu chamo aqui de Preço ∆, e eu confesso que não tenho uma opinião totalmente formada sobre o assunto, pelo sim pelo não, divulgarei a evolução desses números.
O Ipê-amarelo Fund encontra-se investido atualmente em 6 empresas dos seguintes setores: Indústria/Proteção, Utilidade/Energia Elétrica, Utilidade/Abastecimento, Financeiro e Mineração. Apesar de apresentar uma evolução anual satisfatória no valor das cotas, o Ipê Investidor não espera moleza pras suas empresas num futuro próximo, afinal dos 5 setores aqui classificados, pelo menos 3 deles tem sofrido intervenções governamentais nada amistosas e desvalorizações expressivas nos próximos meses poderão vir.

Abaixo a distribuição do portfólio:


Apesar de ter empresas na carteira com desvalorizações expressivas, como a famigerada Eletropaulo, a valorização anual das cotas do Ipê-amarelo Fund fechou novembro em 24,79% positivo, encerrando o mês com a cota valendo $1,2644, sobretudo impulsionado pela valorização da Forjas Taurus e Ambev,  no último mês a Cielo puxou a fila. (Ken Fisher em seu livro "Para o bom investidor, 3 perguntas bastam." aborda esta questão de olhar o portfólio como um todo e não dar tanta ênfase na valorização individual dos ativos, de modo a evitar um giro muito frenético dos ativos e um custo excessivo pra carteira - grifo meu: em Eletropaulo nessas alturas é se apegar nisso, rezar, chorar ou passar fogo no ativo de vez!).
Abaixo a evolução no valor das cotas:












O retorno composto efetivo anual encontra-se em 13,62%, um retorno satisfatório, descontado da inflação atual seria um rendimento anual de 8,25% acima do IPCA, nada mal, porém esse retorno não significa muita coisa (pra não dizer que significa quase nada!) afinal o período de amostragem é muito pequeno.
Uma consideração final, pelo filtro do Ipê Investidor, Vale e Forjas Taurus estariam fora da carteira hoje, porém na época que o Ipê-amarelo fez a aquisição dos papéis o filtro não tinha sido idealizado pelo Ipê Investidor.
Comentem, critiquem, achincalhem, estamos aí pra isso mesmo é no exercício do contraditório que crescemos como investidores!!

É isso aí, good vibrations!



Tudo o que foi escrito aqui não se configura de forma nenhuma em recomendação para investimentos, se o leitor não se sentir preparado para investir por conta própria é interessante procurar um profissional certificado e de confiança e continuar os estudos, afinal se parou pra ler até aqui é sinal que deve estar se preparando.







5 comentários:

  1. Parabéns Ipe.

    Você deve ter percebido que muitos investidores utilizam a Planilha desenvolvida pelo Além da poupança. Como você já tem todos os dados nesse seu controle, lá você iria colocar apenas a o Aporte e o Total de cada mês.

    Aí você poderia colocar esse dados aqui para nós (não precisa colocar valores). Com ela conseguimos ver a rentabilidade histórica, acumulado no ano e a mensal.

    Abraços!
    Ganhando Muito

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário ganhandomuito!

    Procurarei a planilha que tu mencionaste e se possível adicionarei neste post mesmo!

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal, pois o General Investidor faz o ranking com essa planilha. Ai você pode ter uma ideia do seu resultado em relação aos outros investidores.

      Abraços!

      Excluir
  3. Legal, algumas papéis da minha carteira estão na sua mira...ambev, cielo e ultrapar são empresas que pretendo segurar por muito e muito tempo. Cielo aproveitei uma queda recente e aumentei posição em 50%. Ultrapar é um xodó, apesar dos múltiplos aparentemente inchados. Mesma coisa da ambev. Bem, sigamos em frente....

    ResponderExcluir
  4. É isso aí!!
    Vamos que vamos, também gosto bastante das empresas citadas estou sempre acompanhando essas cotações!

    ResponderExcluir