segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Fechamento de Janeiro 2013.

Olá colegas Investidores.


Janeiro de 2013, um mês infame.

Nada define melhor o mês para mim do que essa frase. No começo do mês recebi a notícia que um amigo estava doente, um cara jovem, talentoso e importante dentro do seu ofício de manter os puli-ticos nas rédeas de uma ao menos disfarçada moralidade.Tenho tentado dirigir todas as minhas energias positivas para ele e sua família, e torço muito pela sua recuperação.
Num contínuo, Santa Maria.
A minha querida cidade, onde morei desde sempre.
Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 a terra dos meus foi abraçada pelos frios e indiferentes braços da morte. A sanha da ignorância público/privada, o "modus-operandi brasilis" tão comum entre nós acionou uma cadeia de erros, corrupção, má-fé e imperícia que lentamente, ano-após-ano arquitetou aquela tragédia que traz prejuízos incalculáveis.
Morreram ali cerca de 240 jovens, na sua maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, outros tantos estão em estado grave. Enfim, um episódio triste e lamentável. O mínimo que se espera agora como demonstração de que existe algum pingo de esperança nas instituições brasileiras é que os culpados sejam devidamente acusados e punidos.


Mas vamos ao fechamento do mês de  janeiro.


Não fiz nenhuma compra em janeiro, além dos acontecimentos já citados eu realizei uma mudança de residência, o que me tomou tempo e dinheiro. O Ipê Investidor então somente realizou o aporte mensal. Como não tive tempo e muito menos espírito pra dedicar ao mercado, preferi esperar. 
O mês foi marcado pela quantidade de dias que algum dinheiro do aluguel caiu na minha conta, simplesmente em 12 dias do mês eu recebi alguns centavos de aluguel de ações, um recorde. Também recebi os dividendos da Ambev que adicionaram ao Patrimônio Líquido do Ipê-amarelo Fund mais alguns reais na batalha pela Independência Financeira do Ipê.
A variação do valor da carteira foi negativa no mês em -3,24% e o rendimento histórico caiu para 16,54% (Dados calculados pelo método da planilha do blog Além da Poupança). Contrastando com dezembro, em janeiro a carteira foi bastante penalizada pelo desempenho negativo da Vale, Eletropaulo e Forjas Taurus. Como é uma carteira pequena e concentrada em poucos ativos a alta volatilidade e variabilidade do desempenho no curto prazo é esperada.

Bom, para Janeiro era isso, que esse mês estúpido vá e não volte mais.

Até breve colegas Investidores.

Um comentário: