segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Poucos tostões... grandes rendimentos.

Olá colegas Investidores!

Complementando a atualização da carteira do Ipê Investidor vou expor aqui alguns números relativos à carteira do Ipê-amarelo Fund®. Esses números são calculados na planilha eletrônica que o Tabebuia montou para acompanhar o portfólio do Ipê-amarelo Fund®, devemos tratar o que será apresentado aqui como métricas secundárias sobre o desempenho da carteira, portanto, alguns números servem mais como curiosidade do que como métrica de desempenho.



A carteira do Ipê-amarelo Fund® criada em 2011, desta forma ela ainda é uma carteira digamos... minúscula! Porém, o tamanho do portfólio propiciou um verdadeiro efeito capitalizador derivado da constância dos aportes mensais ao longo de 2012, e esse efeito deve permanecer aparente, porém diminuindo ano-a-ano por pelo menos mais uns 5 anos. O que eu quero dizer com isso é que sem descontar os aportes, o Patrimônio Líquido do Ipê-amarelo Fund® cresceu 172% entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012. Como métrica de desempenho do portfólio esse numero não serve, mas é um bom incentivo pras pessoas que como nós poupadores adiam o consumo para aumentar o seu Patrimônio Líquido almejando uma situação melhor no futuro.



Outros dois indicadores que apresentaram um rendimento fenomenal foram os somatórios de aluguéis e proventos recebidos, o crescimento do somatório anual de aluguel recebido foi de 308%, enquanto os proventos recebidos cresceram impressionantes 488% em relação ao que foi recebido em 2011. 






O aluguel das ações do portfólio rendeu somente R$ 33  de 2011 até hoje, muita gente pode pensar que este é um valor tão irrisório que chega a ser dispensável, mas eu não penso assim. Este valor me pagou umas 6 taxas de corretagem, levando em conta que eu geralmente faço em média uma compra por mês e fico isento de taxa de custódia, esse pequeno valor me proporcionou 6 meses de corretagem grátis num universo de 24 meses de investimento, meu único trabalho foi mandar um email pra corretora informando quais os ativos deviam ser enviados ao BTC para aluguel.
O expressivo aumento dos proventos também se deve ao fato de que os ativos comprados ao longo de 2011 não tiveram em minha posse o ano inteiro. Olhando por outra ótica, os proventos recebidos em 2012 renderam o equivalente a meio dia de trabalho por mês, o que também pode parecer  um número irrisório, mas lembre-se que este número cresceu a uma impressionante taxa de 488% em 2012!!! Apesar de eu já prever uma queda grande nessa taxa de crescimento à medida que o montante de dividendos anuais pagos aumente, ainda assim vou receber cada vez mais dias de trabalho e espero chegar o mais rápido possível no dia em que receberei de forma consistente o equivalente a 365 dias de trabalho em proventos ao ano.





É isso aí, good vibrations!!!

4 comentários:

  1. Ipê seus resultados foram muito parecidos com os meus parabens

    ResponderExcluir
  2. Legal colega, então pelo menos em 2012 fomos muito bem, tomara que continuemos assim rumo à IF!!!

    adicionarei teu blog ao blogroll do Ipê!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ipê!
    Não vai mais fazer a atualização mensal?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Humilde!

      Grato pela lembrança, acredito que este feriado farei a atualização do blog sim, tive uns contratempos e fiquei um pouco afastado da blogsfera, mas voltarei a atualizar e postar no blog em breve, abraço e obrigado pela lembrança!

      Excluir