segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A carteira do Ipê Investidor pt. II!

Olá colegas Investidores, na postagem anterior sobre o portfólio do Ipê-amarelo Fund o colega Investidor e autor do blog Ganhando Muito fez uma oportuna sugestão. O colega sugeriu que o Ipê Investidor utilizasse a "Planilha de Rendimentos - Sistema de Cotas", idealizada e gentilmente disponibilizada pelo criador do blog Além da Poupança, com a intenção de padronizar a métrica utilizada para aferir os rendimentos do portfólio.

Atenderei aqui a sugestão, então vamos ao resultado:


Os resultados foram iguais aos da tabela montada para o Ipê-amarelo Fund, basicamente por ser a mesma teoria, porém aplicada sob enfoques diferentes. A tabela aqui apresentada é bastante focada na rentabilidade do Patrimônio, e a montada por mim tem uma parte de registro da movimentação e acompanhamento de ativos e outra que calcula a rentabilidade, talvez na montagem dela eu tenha me perdido no meio daquele monte de fórmulas e deixado de focar em coisas mais importantes.
O desempenho Histórico de 17,54% na minha tabela é obtido com um cálculo que eu considerava de certa forma secundário, eu obtive este número calculando a porcentagem do Patrimônio Total em relação ao somatório dos aportes. Pensando sobre o assunto também lembrei que existe um descasamento de posições na minha tabela, oriundo da necessidade de estabelecer uma fórmula que automatizasse a compra das cotas, ou seja, o valor de aquisição da cota para o cotista em dezembro é o valor de fechamento de novembro e assim por diante, senão teria que marcar o valor da cota do dia quando realizasse os aportes (teoricamente quando faço o aporte compro a cota, porém pensando em um esquema de investimento mensal e também no longo prazo, não me importei em ter um registro de compra da cota com uma exatidão tão grande em relação à data e valor. 
Por incrível que pareça a minha tabela apresenta o mesmo valor das cotas e o mesmo número de cotas na aba performance, nem eu sei como isso acontece, uma hora eu faço essa matemática reversa e descubro qual a razão disto!
Passarei a divulgar a rentabilidade mensal adicionando esta planilha nas postagens e obrigado pela sugestão colega do blog Ganhando Muito!!

É isso aí, good vibrations!


8 comentários:

  1. Que rentabilidade ótima. Meus parabéns.

    Acredito que irá gostar da simplicidade dessa planilha. São apenas 2 dados que você tira das suas outras tabelas.

    Abraços Ipe Investidor!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado colega!

    A rentabilidade é derivada em grande parte da performance das empresas Taurus e Ambev, o lado bom é a grande variação de alguns poucos ativos, porém as escolhas de ativos ao longo desses primeiros 22 meses de investimentos em RV podem ter a sua qualidade questionada. Em Novembro considerando os 5 ativos que já estavam há pelo menos um mês na carteira, 3 apresentavam rentabilidade negativa, e isso não é lá o melhor dos mundos!

    Abraços e bons investimentos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, amigo. Parabéns pela rentabilidade.

    Esta planilha é a nova. A antiga calculava a rentabilidade histórica pelo sistema de cotas original. no seu caso, sua rentabilidade histórica seria de 26,44%. Entretanto muitos reclamavam deste sistema pois calculando pelo patrimônio, a rentabilidade seria de 17,54%.

    Este ano você está indo muito bem. Vai divulgar a composiçaõ de sua carteira?
    E esse captcha, vai tirar?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como calcula hoje? Pega o patrimônio atual e divide pela soma dos aportes?

      Esse cálculo estaria incorreto, pois não leva em consideração que o valor do dinheiro muda no tempo, não é verdade?

      Tira o captcha! rsrsrsrsrs

      []s!

      Excluir
    2. Perdoem a minha igonorância, mas quem ou o que é o tal de captcha???

      Nunca vi mais gordo hehe¿¿¿¡¡¡¡

      Excluir
    3. Captcha é essa senha anti-spam q precisa digitar pra colocar;

      faz assim pra retirar:

      Configurações > Postagens e Comentários > Mostrar verificação de palavras

      seleciona "Não"

      []s!

      Excluir
    4. ahhh tá!!!


      Quando o cara nasce lerdo não adianta mesmo kkkkkkkkkkkk!!!

      Excluir
  4. Olá colega Investidor!

    Pois é, acho que já havia baixado a planilha velha há uns 6 meses atrás, lembro de ter jogado os dados da minha carteira na época e ter tido um resultado semelhante ao da minha planilha pessoal.
    A composição da carteira está no post anterior junto com um resumido histórico dos 22 meses de investimentos em RV. Sobre o capital, a ideia é garantir a aposentadoria com ele!
    Obrigado pelo comentário e parabéns pelo conteúdo do blog e pela tabela!!

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir